Escola Básica de Estação/Muro – Pré-escolar – PEE2
Projeto de sala “Juntos no nosso mundo”. Subprojeto “Como vivem esquimós?”
Com a vinda do Inverno, explorou-se um pouco do clima e modos de vida das pessoas, nesta época do ano (rotinas, alimentação, vestuário e alimentação).
A partir de algumas estratégias usadas: histórias, poemas, adivinhas e outras, foi feito um registo de todo o vocabulário de inverno num painel, ilustrado com as imagens correspondentes “Palavras de inverno”.
A partir deste vocabulário, as crianças construíram frases com uma ou mais palavras registadas por eles no painel.
Deste modo foi construído outro placar “Frases com palavras de inverno”.
Paralelamente desenvolveram-se várias actividades a nível da Expressão e Comunicação/Abordagem à escrita.
Jogos: Caça das palavras (a partir da imagem, nomear e procurar a palavra correspondente) – identificação Imagem/palavra; Palavra puxa palavra (formar frases com as palavras escolhidas, dando continuidade com uma palavra da frase anterior). Ex: primeira frase – “Quando chove uso o guarda-chuva”, segunda frase –“ O meu guarda-chuva é às riscas”; Comer frases (com a ajuda das imagens, ler as frases construídas, desenhando uma boca à frente, quando acertavam).
Da exploração das palavras de inverno surgiu a palavra gelo, glaciar e esquimó. Outras dúvidas surgiram:
Recolheu-se alguma informação, através de histórias, imagens, livros, revistas e visualização de vídeos. As crianças traziam alguma informação de casa, recolhida com a família a qual era partilhada com todos na roda no início da manhã, antes de planearmos as actividades para o dia. Perante grande variedade de informação, achou-se por bem fazer um registo do que achávamos mais importante (seleção de informação).
Foram deste modo desenvolvidas outras atividades a nível do Conhecimento do Mundo/Mundo físico: Visualização no globo onde fica localizado o nosso país e onde vivem os esquimós; Qual a região do planeta onde se formam glaciares? Como se formam? Como vivem os povos que habitam nesta região, onde os invernos são muito rigorosos? (extremo norte do planeta – Ártico): “Os Esquimós”. Modo de vida tradicional?
Assim nasceu o nosso placar “A vida dos esquimós”, o qual foi construído à medida que íamos explorando os diferentes temas, (esquimó, iglu, husky, trenó, urso polar, casa de madeira…) de modo a dar resposta às perguntas das crianças. Os elementos foram elaborados por eles com a ajuda da educadora, utilizando várias técnicas: Desenho, pintura, recorte, colagem.
Categoria: Alunos , Atividades , Em destaque , Slide página inicial