Esta atividade decorre durante o último trimestre de cada ano (1º período), altura em que se assinala o “Dia Internacional dos Direitos Humanos” a 10 de dezembro.

Nesta época, milhões de pessoas de todo o mundo assinam e enviam cartas em prol de pessoas e comunidades em risco. O objetivo da atividade desenvolvida em Cidadania e Desenvolvimento foi sensibilizar a comunidade escolar (e não só) para diferentes casos apresentados no site da Amnistia Internacional. Basta assinar as petições e/ou escrever e enviar cartas, na defesa de cidadãos cujos direitos foram violados.  

A turma C do 9º ano ficou sensibilizada com o caso de Ana Maria Santos Cruz que luta por justiça pela morte do seu filho Pedro Henrique, um ativista brasileiro que denunciava abusos por parte da polícia sobretudo contra a comunidade negra, organizando as “Caminhadas da Paz”.

A 27 de dezembro de 2018, Pedro Henrique foi morto aos 31 anos. Os polícias suspeitos da sua morte ainda estão em funções. Ana Maria pede um julgamento justo para este crime.

No dia 11 de dezembro de 2023, os alunos desta turma dirigiram-se a várias salas para divulgar esta iniciativa pedindo que todos assinem as petições. Também foram colocados os cartazes, disponibilizados no site, em espaços escolares e visíveis a todos.


Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Em destaque , Notícias , Slide página inicial , turmas

Etiquetas: , , , ,