Deu-se início no passado dia 21 de fevereiro a um conjunto de ações de sensibilização, “MORTES NA ESTRADA – Vamos travar este drama”, para os alunos dos sextos anos, no Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro com a colaboração da Escola Segura, através do Sr. Cabo Vicêncio. Estas ações, no âmbito do Clube da Proteção Civil, estão relacionadas com a Prevenção Rodoviária e têm como objetivo alertar os jovens para o elevado número de mortes nas estradas.

Apesar dos alunos não serem os principais intervenientes nas causas dos acidentes, a escola envolveu-se neste problema social como agente de educação e formação de cidadãos responsáveis. Na nossa opinião, “A maior parte dos acidentes na estrada não têm origem em deficiências técnicas dos veículos ou das estradas mas sim nos deficientes comportamentos dos seus utilizadores”, por isso é preciso “polir” esses comportamentos.

As próximas atividades a realizar neste domínio e com a participação da Escola Segura, serão práticas e têm como objetivo simular o cumprimento de regras na estrada, através da utilização do circuito rodoviário e dos karts existentes na Escola EB e Secundária de S. Romão do Coronado.

Muito obrigado à Escola Segura e ao Sr. Cabo Vicêncio.

 “Os conteúdos clássicos da História, da Matemática, da Língua Portuguesa, … são fundamentais para a estruturação do conhecimento e do desenvolvimento dos alunos enquanto futuros cidadãos profissionais, mas os conteúdos capazes de os educar e socializar como cidadãos responsáveis e saudáveis, quer física quer psicologicamente, não são menos importantes. A escola é o local próprio para integrar estes dois domínios, o conhecimento e a socialização.”

 

26 de fevereiro de 2018

 Prof. Mário Moreira

Coordenador do Clube de Proteção Civil

Fotos


Categoria: Alunos , Atividades , Geral , Slide página inicial

Etiquetas: , , ,