VISITA DE ESTUDO À NAU QUINHENTISTA E AO MUSEU DA ALFÂNDEGA RÉGIA DE VILA DO CONDE

Os alunos do 5.º ano do Agrupamento de Escolas do Coronado e Castro participaram numa visita de estudo à Nau Quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde. Esta iniciativa foi organizada pelo grupo disciplinar de História e Geografia de Portugal, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma experiência pedagógica diferenciada e simultaneamente interativa sobre a história marítima portuguesa e a importância das alfândegas no transporte e comércio de mercadorias, na época dos Descobrimentos.

Durante a visita guiada à réplica de uma Nau do século XVI, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a construção naval da época, a vida a bordo e as rotas comerciais utilizadas pelos navegadores portugueses. A experiência foi enriquecida com atividades práticas que incluíram o manuseamento de instrumentos de navegação, simulações de navegação e explicações sobre as diferentes funções e cargos a bordo de uma nau.

No Museu da Alfândega Régia, os alunos puderam observar uma exposição sobre a história da alfândega e do comércio, tendo-lhes sido apresentados documentos antigos, objetos arqueológicos e dadas explicações detalhadas sobre o funcionamento da alfândega, o que lhes permitiu compreender melhor o papel crucial da alfândega no comércio de especiarias e outras mercadorias.

Poder-se-á concluir que a visita de estudo à Nau Quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia foi para os alunos uma experiência pessoal e curricular extremamente enriquecedora. As atividades interativas e a imersão na nossa História permitiram aos alunos desenvolver algumas competências cognitivas e sociais bem como apurar o espírito crítico e valorizar os deveres de cidadania, respeitando e defendendo o património histórico-cultural de Portugal.

Uma vez alcançados os referidos preceitos, poder-nos-emos regozijar por terem sido cumpridos, por inteiro, os objetivos da visita de estudo!

Fotos


Categoria: Atividades , Em destaque , Notícias , Slide página inicial , turmas

Etiquetas: , , , , , ,