“A coragem alimenta as guerras, mas é o medo que as faz nascer”.

Émile-Auguste Chartier

No mundo contemporâneo, a humanidade parece perpetuamente imersa numa teia de desentendimentos e lutas pelo poder. Os conflitos ensombram nações, comunidades e indivíduos com consequências avassaladoras que minam a estabilidade política, ceifam vidas inocentes, causam deslocamentos massivos de pessoas e destroem o tecido social.

A guerra na Ucrânia já faz “parte do nosso quotidiano” e foi, de certa forma, relegada para segundo plano com o eclodir do conflito entre Israel e Hamas. Este acontecimento levantou muitas questões entre os alunos do 12ºB de Humanidades pelo que, no âmbito da disciplina de Geografia C, foram desafiados a vestir a pele de “repórteres de guerra virtuais” e a documentarem não só este conflito, mas também outros da atualidade, dando continuidade a um trabalho iniciado pela turma do 12º ano de Humanidades em 2021/2022.

“O que motiva estas guerras?”; “Porque é que os conflitos que grassam no mundo, tem maior ou menor destaque na comunicação social conforme as “geografias” em que ocorrem?”; “Porque falham os governos na resolução destes problemas?”; “Quem é que ajuda as populações no terreno?” …

Na busca de respostas para estas perguntas, os alunos desenvolveram o seu trabalho, procurando documentar-se e aprender sobre os múltiplos conflitos que continuam a ensombrar a Humanidade.

As suas descobertas e partilhas levaram-nos a refletir sobre os valores que regem a sociedade atual e perceberam que no meio de todo este cenário caótico, a solidariedade emerge como uma luz na escuridão. As Organizações Não Governamentais (ONG) destacam-se como agentes de mudança, oferecendo ajuda onde o Estado falha, proporcionando refúgio aos deslocados, alimentando os famintos, ajudando os feridos e procurando trazer alguma justiça social. Trazem-nos alguma esperança lembrando-nos da responsabilidade de cuidarmos uns dos outros.

Num mundo dilacerado por conflitos, a solidariedade das ONG evidencia a nossa capacidade coletiva de superar adversidades e construir um futuro mais promissor, mais justo e pacífico.

Com o intuito de partilhar os conhecimentos que adquiriram com a restante comunidade, e o trabalho que desenvolveram, foi criado um mapa interativo (consultar aqui) e um póster interativo (consultar aqui).


Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Em destaque , Notícias , Slide página inicial , turmas

Etiquetas: , , ,