Pequenos Reis e Rainhas celebram tradição no regresso às aulas
O regresso às aulas após a pausa natalícia foi vivido de forma mágica e entusiasta pelo grupo do Pré-escolar da Escola Básica de Vila, que assinalou o Dia de Reis com um conjunto de atividades repletas de significado. A celebração começou com a confeção de um delicioso Bolo Rei de chocolate, elaboração de coroas personalizadas, que cada criança decorou com brio, preparando-se para o momento solene de cantar as janeiras a toda a comunidade escolar.
Estas vivências assumem uma importância vital no percurso educativo, uma vez que as tradições representam o alicerce da nossa identidade cultural e o fio condutor que liga as diferentes gerações. Ao celebrar estas datas, a escola não está apenas a transmitir conhecimentos, mas a permitir que os mais novos compreendam o mundo que os rodeia e valorizem o património imaterial da sua comunidade, mantendo viva a memória coletiva de um povo.
A culminar esta celebração, e já devidamente coroados, os pequenos artistas percorreram as salas do 1.º Ciclo, acompanhados por instrumentos musicais que davam ritmo às canções alusivas ao tema. Este intercâmbio entre ciclos permitiu espalhar a alegria das “Janeiras” e da música tradicional, servindo de mote para que o grupo pudesse desejar pessoalmente a todos os alunos e professores um feliz ano novo. Este início de período escolar ficou assim marcado por estas festividades.




Categoria: Atividades , Em destaque , Geral , Notícias , Slide página inicial , turmas
Etiquetas: 2026, bolo rei, janeiras, ji de vila