Após umas eleições muito disputadas e equilibradas nos resultados (Lista B-8  deputados eleitos; Lista T-7 deputados), reuniu a Assembleia de deputados da Sessão Escolar do Parlamento de Jovens na Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro, no dia 24 de janeiro. Trabalhando sobre o tema deste ano, “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”, os deputados eleitos debateram empenhadamente as ideias apresentadas pelas diferentes listas, conciliando as mesmas em prol da elaboração do Projeto de Recomendação da Escola, que será apresentado na Sessão Distrital, a realizar em março.

As medidas que constam do Projeto de Recomendação aprovado são as seguintes:

  1. Criação de uma disciplina opcional como complemento às atividades extracurriculares com o objetivo de divulgar meios de comunicação inclusivos (como a linguagem gestual).
  2. Eliminação de obstáculos de ordem arquitetónica como escadas, casas de banho, etc, através de remodelações nas escolas de forma a que os espaços sejam acessíveis para todos os alunos.
  3. Acompanhamento por técnicos especializados como intérpretes, psicólogos e assistentes sociais para a ajuda na integração de alunos novos ou com algum tipo de dificuldade de integração.

A representação da Escola à Sessão Distrital é a seguinte:

Deputados efetivos: Filipa Peixoto (12º ano) e Eduardo Santos (11º ano).

Deputado suplente:  Francisco Duarte (11º ano).

Candidata à Mesa da Sessão Distrital: Bárbara Fonseca  (12º ano)

Foi igualmente proposto um tema para a edição do próximo ano: “O currículo escolar””.  Desta forma deu-se por terminada a fase escolar do Programa Parlamento dos Jovens de 2023/2024.


Categoria: Alunos , Atividades , Em destaque , Notícias , Slide página inicial , turmas

Etiquetas: , ,