No passado dia 21 de abril, os alunos do 12º ano da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro partiram em direção a Lisboa. o A saída da escola estava marcada para às 7 da manhã. E assim foi! Os alunos e os professores responsáveis, António Pereira, Isabel Silva e Eleutério Acúrsio, iniciaram a viagem. A primeira paragem foi na “Casa dos Bicos”, Fundação José Saramago, onde tivemos a possibilidade de conhecer a história de vida do escritor, bem como a sua produção literária. No fim da visita, ainda tivemos uma pequena palestra acerca da Fundação de Saramago.

Terminada esta visita, prosseguimos pelas ruas de Lisboa, percorrendo espaços emblemáticos da cidade, referenciados em várias obras e poesia estudadas no ensino secundário, passando pelo Terreiro do Paço, pela Praça de Luís de Camões, até chegarmos à Praça Dom Pedro IV, também conhecida como Praça do Rossio. Já era hora do almoço e, por isso, fomos em direção a Belém onde passamos o resto da tarde de quinta feira. Aqui pudemos andar em liberdade no jardim, enquanto almoçamos.

A parte da tarde foi, então, passada a visitar alguns dos emblemáticos pontos turísticos da cidade: o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém e, por fim, o CCB onde tivemos a oportunidade de conhecer a coleção de pinturas da Fundação Berardo. E claro, não pode ser esquecido o Pastel de Belém que os alunos tiveram a oportunidade de saborear!

Chegada ao fim uma tarde bem passada em Belém, era hora de nos instalarmos no Seminário de Alfragide, dos Dehonianos, onde iríamos pernoitar. Foi feita a distribuição dos quartos, tomada de conhecimento do espaço e, de seguida, preparamo-nos para ir jantar ao Shopping Alegro, que ficava a 20 minutos a pé do local onde íamos dormir. Após o jantar, voltamos para o Seminário e assim se deu por terminado o primeiro dia da visita.

Depois de uma noite de sono, estávamos prontos para mais um dia em Lisboa. Logo pela manhã, após o pequeno almoço, seguimos rumo ao Oceanário de Lisboa. No início da visita, tivemos uma breve apresentação educativa acerca das alterações climáticas, das suas causas, consequências e precauções a tomar. o Seguidamente, tivemos a oportunidade de passear pelo Oceanário e conhecer as diferentes espécies marinhas, acompanhados de um guia. Foi possível observar os diferentes peixes, aves marinhas, anfíbios, mamíferos, plantas, algas e muito mais. Apesar do elevado aglomerado de pessoas que dificultava a visualização das exposições, a visita foi bastante enriquecedora e permitiu-nos ver e conhecer espécies que, doutra forma, seria impossível.

Após o almoço no McDonald ‘s, partimos para o nosso último destino: o Convento de Mafra. No contexto do estudo da obra “Memorial do Convento” de José Saramago, a passagem por este emblemático monumento histórico seria indispensável. Além de visitarmos o interior da Basílica, também fizemos uma visita guiada pelo interior do Palácio. A passagem pelo Convento de Mafra permitiu-nos compreender a grandeza referida e criticada em toda a obra de José Saramago. Os alunos, sobretudo os de Humanidades, tendo em conta que é matéria lecionada no 11º de História A, puderam ver o maior vestígio do absolutismo em Portugal.

E assim chegou ao fim a visita de estudo a Lisboa. Foram dois dias de muita agitação, mas penso que poderei falar em nome de todos, dizendo que aprendemos muito e, sem dúvida, que foi uma experiência enriquecedora e inesquecível.

Trabalho realizado por: Patrícia Carido – 12ºA


Categoria: Atividades , Em destaque , Geral , Notícias , Slide página inicial , turmas