Último dia de aulas e o tempo ameno para um bom passeio a pé! Se juntarmos a isto o conhecimento do património local e o convívio, podemos dizer que estamos a falar de uma manhã perfeita! Foi o que aconteceu no passado dia 14 de junho, na Escola Básica do Castro.

Os alunos do 7º ano aceitaram o desafio da professora de História e foram visitar o Castro de Alvarelhos.

Depois de 30 minutos de caminhada, alunos e professores foram recebidos pelo Dr. Napoleão Ribeiro, da Casa da Cultura da Trofa, que mostrou e explicou o que é o Castro de Alvarelhos.

Trata-se de um Monumento Nacional desde 1910 e localiza-se na Freguesia de Alvarelhos, na Serra de St.ª Eufémia. Teve várias épocas de ocupação, desde os finais da Idade do Bronze à Idade Média, e delas guarda vestígios materiais e arquitetónicos.

A zona de visita mais clara corresponde a uma plataforma intermédia, onde se identificaram, além de estruturas circulares castrejas, diversos indícios arquitetónicos de romanização, nomeadamente casas de tipo domus, sobrepostas às construções da Idade do Ferro.

Do período da ocupação medieval são ainda visitáveis, neste espaço, as ruínas da segunda igreja de Alvarelhos e sepulturas do mesmo período.

No regresso todos pararam na Quinta do Paiço para contemplar o marco miliário (do latim: miliarium, a partir de milia passuum, “mil passos”) colocado ao longo da Via XVI, estrada do Império Romano, encontrado neste local e que demonstra a importância que esta zona tinha para os romanos.

O Castro de Alvarelhos está na origem do nome da nossa escola e é sempre bom saber mais sobre a sua origem e história!

Galeria de fotos


Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Geral , Notícias , Slide página inicial , turmas

Etiquetas:, , ,