No dia 14 de fevereiro, os alunos do 6º B1, acompanhados pelas professoras de Português e Educação Tecnológica, fizeram uma visita de estudo ao Museu  de História e Etnologia da Terra da Maia e à Torre do Lidador. Esta visita foi realizada no âmbito do projeto DAC – Património.

No museu, fomos recebidos pelo Dr. Armando Tavares que nos falou sobre o território e história da Maia desde os primeiros habitantes até aos dias de hoje. Aprendemos que a Maia era, antigamente, um território muito maior do que atualmente, que Vila do Conde, Alvarelhos e Trofa já fizeram parte da Maia.

Observamos também objetos e vestígios dos povos que habitaram as terras da Maia nos tempos passados: peças em barro, marcos miliários, mamoas e outros.

Um dos vestígios, uma pedra com inscrições, fala de um povo chamado Madequicenses, que se pensa ter dado o nome à Maia.

Ainda tivemos oportunidade de observar as escavações arqueológicas que estão a decorrer no Monte de Santo Ovídio, que fica por trás do museu.

Seguimos para a Torre do Lidador onde fomos recebidos por uma guia que nos informou que a Torre tem 22 andares, 92 metros e é a 5ª torre mais alta de Portugal. Do cimo da torre conseguimos ter uma vista panorâmica sobre quase todo o território da Maia.

Foi uma experiência muito enriquecedora, pois aprendemos coisas que não sabíamos sobre o nosso património. É uma visita recomendada para quem quer conhecer melhor a Maia e a sua história.


Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Em destaque , Notícias , Slide página inicial , turmas

Etiquetas:, , , ,