1º Lugar do Concurso Carrinhos Solares na Corrida Municipal
No dia 23 de maio de 2022 decorreu a corrida municipal dos Carrinhos Solares entre os municípios Maia e Trofa, na Praça do Município da Maia, em frente à Câmara Municipal da Maia.
A equipa da Escola Básica do Castro, constituída pelos alunos Martim Araújo, Hugo Rocha, Tiago Magalhães e Tiago Vinhas, da turma B1 do 9ºano de escolaridade, com o carrinho solar “SR.Giro”, ficou em 1º lugar e a equipa formada pelos alunos Francisco Maia, Joana Azevedo, João Silva e Margarida Silva, da turma C1 do 8º ano de escolaridade, da mesma escola, ficou em 2º lugar com o seu carrinho solar “MQUEEN”.
Esta atividade inserida no projeto Eco-Escolas, da Escola Básica do Castro, no tema ENERGIA, sob a coordenação do professor José Cruz, tem tido muito sucesso junto dos alunos participantes. A entidade organizadora, Agência de Energia do Porto, disponibilizou, em fevereiro, a cada equipa inscrita no concurso, um painel solar e um motor de 1-5W. Os 4 alunos de cada equipa, idealizaram e conceberam um carrinho solar até à segunda semana de maio do corrente ano, sendo as corridas, uma das etapas deste concurso, com mais visibilidade.
Para conhecer todo o trabalho criativo destes alunos pode explorar as respetivas memórias descritivas de cada carrinho solar. Cada uma das equipas foi agraciada com t-shirts e certificados de participação passados pela entidade organizadora. Os vencedores receberam o troféu e cada elemento recebeu uma Power Bank de carga solar.
Muitos parabéns a Todos aos participantes, pelo companheirismo e fair play e um agradecimento especal à Câmara Municipal da Trofa que nos disponibilizou o transporte para este evento.
Confira as fotos deste evento.
Ver, por favor, os anexos.
Memória descritiva
Carro Solar – Sr. Giro
Inicialmente andamos à procura de materiais que tínhamos em casa resultantes de obras de reparação/construção. Nesta escolha pesou a leveza e a resistência que os materiais ofereciam. A esferovite, uma roda de um lego, pedaços de acrílico transparente e em fios de eletricidade, cartão maquete parafusos e porcas foram os materiais selecionados.
Com os conhecimentos adquiridos com o estudo da corrente elétrica e das forças, abordada na disciplina de Físico-Química, permitiu-nos concluir que a melhor forma de veículo se mover mais depressa, seria colocar uma roda central, conectada ao motor e duas outras à frente. Assim, no processo de construção o grupo começou por criar um cubo de esferovite juntando várias placas deste material as quais foram coladas umas às outras. Houve um desbaste desse cubo no sentido de lhe dar o formato de uma “gota”. No fundo colamos uma camada de K-LINE/ cartão maquete. Na esferovite abrimos uma cavidade no meio para ocultar o motor – Figura 1 – e no espaço perpendicular ao eixo do motor também abrimos um mini “corredor” – Figuras 1 a 4 – para permitir a colocação do elástico que faz a conexão entre o motor e a roda de trás – figura 6. A esta roda foi colada uma outra roda de um lego, figura 7, que contem um sulco o qual serve de guia para a movimentação do elástico.
Foram utilizadas 2 rodas feitas em acrílico – figura 7, que foram aparafusadas e colocadas umas porcas junto de uma pequena barra de alumínio, permitindo assim que estas pudessem girar sobre si próprias de forma livre.
Na extremidade do eixo do motor, foi colada uma porca com cola quente para que o elástico não se soltasse quando o motor estivesse em funcionamento. Por último passou-se à decoração do carrinho solar. Pintou-se o veículo de preto – figuras 8 e 9 e criamos o logotipo abaixo, que foi colocado na parte lateral no veículo assim como outros adereços como um bigode, dois raios e uma cartola com uma fita dourada – figura 10. Esta composição foi pensada atendendo às cores (disciplina de Educação Visual) e à mensagem pictográfica (Educação Artística e Tecnológica). Junto do cartão escuro que tapa os fios elétricos encontra-se a inscrição do nome dos autores que realizaram este veículo.
Memória descritiva
Carro Solar – MQueen
Começamos por fazer o projeto do carro. Idealizamos a construção estética de um carro antigo com um motor potente.
Depois com a ajuda dos nossos pais foi feita a instalação dos fios elétricos entre o painel solar e o motor. Os materiais que inicialmente escolhemos para a construção deste carrinho foi a reutilização de legos que todos tínhamos em casa. Após algumas tentativas, percebemos que a quantidade de legos necessários, tornava-o mais pesado e pouco aerodinâmico, afetando assim a sua velocidade. Tentamos torná-lo aerodinâmico e menos pesado. Contudo, após várias tentativas percebemos que não iria dar certo utilizando os legos.
Partimos para a reutilização de materiais, que diariamente se descarta como o plástico e o cartão, permitindo assim diminuir a nossa pegada ecológica com a construção deste carrinho. Este foi um tema abordado nas aulas de Ciências Naturais, Geografia, e Educação Artística e Tecnológica aquando da exploração da temática dos recursos naturais. Devido à constante vibração do motor tivemos a preocupação em estabilizá-lo de vários formas a primeira foi reutilizando um pedaço de rede de plástico, mas o resultado não foi satisfatório.
De seguida utilizamos uma embalagem de detergente lava-loiça, vazia, cujo doseador foi removido e procedeu-se à abertura de um orifício, com o auxílio de um pirogravador, conseguindo-se assim estabilizá-lo. O painel solar foi inserido numa rasura, feita na parte superior do frasco de está sobre com uma pequena inclinação.
Neste momento o carro goza dos seguintes materiais:
*cartolina duplex que foi reutilizada para fazer a “carroçaria”;
*2 pedaços de cedro circulares que anteriormente tinham sido utilizados para absorver humidade e contra das gavetas e roupeiros – que foram reutilizados como as rodas traseiras;
*2 rodas de uma mota em miniatura, brinquedo de crianças já em fim de vida, que passaram a ser as rodas dianteiras do carrinho pois eram as que causavam menos atrito. (Na disciplina de Físico-química aprendemos que a força de atrito é uma força que se opõe ao movimento dos corpos).
*2 peças internas de um corretor, 1 roda dentada que foi incorporada no eixo do motor e a outra peça com um pequeno sulco, foi encaixada na roda dianteira esquerda, que impede que o elástico não se retire da posição desejada;
*1 elástico dos ramos de flores, reutilizado como corrente de transmissão do movimento; gerado pelo motor à roda dianteira esquerda.
*2 clips que prendem a parte de trás do carro que oculta a inscrição do nome dos autores que realizaram este veículo;
*1 carga de caneta (vazia) para fazer o eixo das rodas dianteiras;
*1 pedaço de vareta de guarda-chuva partido, que faz de eixo das rodas traseiras;
*Restos de cartolina verde e bordeaux utilizado na decoração do veículo. Na testagem do carro, percebemos o movimento não era reto, ou seja, descrevia uma curva ligeira, pelo que prejudicava a performance do mesmo. Tentamos reparar o problema encurtando o eixo traseiro, com o auxílio de um alicate de corte, e assim o carro passou a andar mais em linha reta. Finalizou-se todo este trabalho com a decoração da carroçaria com a colagem com restos de cartolina e com a elaboração de uma coroa tridimensional para o capô do carro. Este elemento que simboliza a monarquia partiu do nome do nosso veículo ”MQUEEN” – fotos do carro em diferentes posições.
Nome do carro: MQueen
Equipa: Francisco Maia; Joana Azevedo; João Silva; Margarida Santos
Docente responsável: José António da Silva Cruz
Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Eco-Escolas , Em destaque , Geral , Notícias , Slide página inicial , turmas
Etiquetas: 2022, carro solar, eco-escolas, giro, mqueen