A atividade 3 intitulada “Casas, abrigos e ninhos” do projeto “A Natureza é a melhor sala de aula” foi explorada em duas etapas.
Na primeira realizada no dia 20 de março os alunos da turma C1 do 8º ano de escolaridade exploraram um mapa da National Geographic sobre as migrações de aves e de outros animais e percorreram o recinto escolar para observarem os ninhos artificiais que existem no recinto escolar e um abrigo para morcegos.
Na segunda etapa que aconteceu no 28 de março os alunos tiveram um comportamento exemplar, ou seja, permitiam ouvir os sons da natureza e formaram automaticamente grupos que se dispersaram pela escola à procura dos materiais para a construção do ninho.Uma das alunas referiu: “Já passamos mais do que uma vez pelos mesmos sítios, mas vimos sempre coisas novas”.
Na construção do ninho nem todos os alunos revelaram apetência para a escolha e união dos materiais mas interagiram de forma cordial e elogiaram o aspeto final do ninho.
A fragilidade do mesmo talvez não permita a utilização deste por uma ave, mas os alunos tiveram a perceção da dificuldade desta tarefa e seguramente estão mais sensibilizados para apreciar a biodiversidade dos ninhos e não só!!
Categoria: Alunos , Atividades , Eco-Escolas , Em destaque , Geral , Notícias , Slide página inicial