DECORAÇÃO DE EXTERIORES

Trabalhos decorativos sobre ninhos para aves

Tendo por mote a chegada da primavera, o Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro e a Câmara Municipal de Trofa reuniram esforços e desenvolveram com turmas do 6º ano de escolaridade uma atividade que consistiu no acabamento e decoração exterior de ninhos previamente construídos pelos serviços da CMTrofa e respetiva colocação, a posteriori, pelo Departamento de Ambiente da edilidade em parque e áreas florestais de todo o município. Esta atividade surgiu com o objetivo de mimetizar os ninhos no sentido de terem o menor impacto humano possível e servir as aves na sua tarefa de nidificação, promovendo a sua estabilização populacional na área territorial da Trofa.

O trabalho dos alunos, na disciplina de Educação Tecnológica, ao longo do mês de abril e parte do mês de maio, consistiu em finalizar as construções de madeira e promover a decoração baseada em materiais naturais da floresta e familiares às aves com cores neutras e volumes reduzidos.

A Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro optou pela decoração tradicional utilizando colagens de bases naturais como sementes, musgo, líquenes, pequenas pinhas e ramos, cascas de pinheiro e eucalipto, folhas variadas, entre outros. A Escola Básica de Castro também optou por esse procedimento mas, em alguns dos ninhos foi usada uma técnica diferente que consistia na mistura de pigmentos à base de ceras naturais que com a temperatura fundiam e escorriam originando uma paleta de cores e efeitos extremamente interessantes.

Bem visível nas fotos que acompanham o artigo, os trabalhos expostos criaram uma dinâmica na comunidade escolar que ultrapassou os objetivos definidos aquando da sua planificação. Esta foi, sem dúvida, mais uma vez, uma excelente forma de assinalar a vertente ecológica do Agrupamento com base numa parceria com a Câmara Municipal da Trofa que se tem vindo a estreitar com várias actividades no âmbito do Projeto Eco-Escolas.

O Projeto Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro saúda todos os docentes envolvidos no processo bem como mais uma parceria bem sucedida com a CMTrofa, mediada pela Engenheira Daniela Pimenta e apresenta as fotos do processo de construção e das exposições realizadas nas Escolas de S. Romão e Alvarelhos do Agrupamento de Coronado e Castro.

 

Galeria


Categoria: Alunos , Atividades , Eco-Escolas , Em destaque , Geral , Notícias , Slide página inicial

Etiquetas:, ,