Comemoração do Dia da Floresta Autóctone

Para assinalar a comemoração deste dia, na disciplina de Ciências Naturais do 3º ciclo, foi lançado o desafio aos alunos das turmas A1 e B1, do 8º ano de escolaridade, para construírem um cubo em cartão dentro do qual tinham que dar a conhecer um exemplar de uma árvore autóctone de Portugal.

Para este trabalho, a pares, foi solicitado que reutilizassem caixas de cereais e o verso de uma cartolina verde para a conceção do cubo e para desenhar uma folha da planta selecionada, respetivamente. Acresce a tudo isto, a elaboração de uma síntese sobre a planta que foi alvo de estudo.

O desafio foi bem acolhido pelos alunos e resultaram 18 trabalhos que foram expostos no átrio da Escola Básica do Castro e também a localização de alguns exemplares de algumas dessas espécies, presentes no recinto escolar.

Como as condições atmosféricas no dia 23 de novembro de 2022 não foram as mais propícias para semear bolotas nem para a retirada de rebento de pinheiros, pelo recinto escolar, esta atividade foi realizada no dia 25 de novembro da parte da tarde.

As plântulas obtidas das bolotas germinadas, bem como os rebentos dos pinheiros recolhidos, serão utilizados para reflorestar áreas ardidas.

Ainda no âmbito da proteção da nossa floresta autóctone este ano letivo vamos continuar com o trabalho já iniciado, anteriormente, ou seja, a retirada de plantas invasoras como é o caso das pampas existentes no recinto escolar.  Veja aqui as fotos desta atividade realizada na EB do Castro.

Galeria de fotos


Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Eco-Escolas , Em destaque , Notícias , Slide página inicial , turmas

Etiquetas: , ,