No dia 5 de junho, todo o Agrupamento de Coronado e Castro celebrou o Dia do Ambiente e da Sustentabilidade.
Os alunos do Pré Escolar e do 1º Ciclo dinamizaram várias atividades, entre as quais o Projeto “ Ar em Movimento, Sinos de Vento”, com uma exposição de arte com materiais reutilizáveis. A reutilização destes materiais é uma forma de consciencializar sobre a importância de cuidar do nosso planeta. Foram desenvolvidas várias dinâmicas sobre o ciclo de vida das plantas e a importância que estas têm na natureza, através de pequenas sementeiras e plantação de flores.


Construíram, ainda, caixas-ninho para passarinhos com materiais reciclados, promovendo a proteção da vida dos seres vivos e dos seus habitats. Além disso, transformaram papel usado em papel reciclado, exploraram a importância da redução de resíduos e da reutilização de materiais. Por fim, exploraram o ciclo da abelha, compreendendo o papel vital destes insetos na polinização e na saúde dos ecossistemas.
Na EB do Castro tudo começou ao som vibrante dos bombos, que percorreram a escola, reunindo alunos, professores e assistentes até ao pátio exterior. Ali, sob um céu cúmplice e com entusiasmo contagiante, teve início um momento de celebração coletiva. Juntos, assistimos a recitações poéticas, danças, canções e outras expressões artísticas que nos fizeram refletir sobre o planeta Terra — a casa comum que habitamos, mas que tantas vezes descuidamos.

Um dos pontos altos do encontro foi a construção de um puzzle coletivo, com o tema: “Sustentabilidade: Ação e Esperança por um Planeta Vivo”. Este evento foi também palco para os talentos dos nossos alunos. Com entusiasmo e dedicação, demonstraram à comunidade educativa as suas capacidades, provando, uma vez mais, que o talento floresce quando há espaço para o partilhar.
A manhã prosseguiu com diversos ateliês e atividades práticas. Os alunos criaram pigmentos naturais, pintaram formas com os corantes produzidos, jogaram com desafios matemáticos, fizeram origamis, exploraram a flora do jardim, participaram em jogos tradicionais e criaram mandalas com elementos da natureza. Cada atividade foi uma oportunidade para aprender de forma lúdica, criativa e consciente.
A Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro, por seu lado, deslocou-se para a Quinta de São Romão com o pretexto de realizar diversas atividades alusivas ao tema, de modo a consciencializar a comunidade educativa para a necessidade de adotar comportamentos sustentáveis, que passaram por ateliês de reciclagem e de pintura, laboratórios de ciências/ físico-química e tecnologia, alimentação sustentável, construção de origamis, jogo do Ouri, apicultura, feira de livros usados, Cantinho do Orador, onde os alunos partilharam leituras alusivas ao tema, tendo sido usados, maioritariamente texto elaborados pelos alunos nas aulas de Português e de Inglês, jogos sustentáveis, exposições com materiais reciclados e muitas mais.
Foi igualmente comemorado o dia Eco Escolas, com o hastear da bandeira verde e o desenvolvimento de diversas atividades dentro da temática, destacando-se a construção de um puzzle coletivo, com o tema: “Sustentabilidade: Ação e Esperança por um Planeta Vivo”.

Para enriquecer este dia, a comunidade educativa teve ainda a oportunidade de se unir toda num piquenique partilhado repleto de sabores, acrescentando boas recordações e muitas gargalhadas ao evento.
Em resumo, a atividade foi um momento de comunhão e alegria em todo o Agrupamento, reforçando os laços entre todos os que fazem parte da nossa comunidade educativa. Todas estas experiências proporcionaram uma perceção e compreensão da necessidade de cada vez mais lutarmos por um ambiente saudável, cultivando o sentido de responsabilidade e mostrando que pequenas ações fazem uma grande diferença para um futuro mais Verde e Sustentável.
Cidadania e Desenvolvimento
Categoria: Atividades , Eco-Escolas , Em destaque , Notícias , Slide página inicial , turmas
Etiquetas: 5 de junho, ambiente, ano letivo 2024-25, sustentabilidade

















































