ESCOLA BÁSICA DO CASTRO
O texto do Eco-código foi elaborado nas aulas da disciplina de Português com alguns alunos da turma A1 do 7º Ano (faixa etária de 12/13 anos). O trabalho começou com a apresentação e escolha dos temas para o eco-código: Água, Energia, Resíduos, Florestas e Mar. Seguiu-se a leitura atenta do regulamento.
Tendo em conta o que se fez na escola relacionado com as temáticas ambientais e o Projeto Eco-Escolas, os alunos começaram por tentar escolher o tema ou a base para as frases a criar. Depois da apresentação e do debate, considerou-se que o tema seria o Festival da Eurovisão 2017, por se tratar de um acontecimento importante, que marcou positivamente este ano e encheu de orgulho todos os portugueses. Depois, decidiu-se escolher o assunto que mais motivava os alunos nesse tema do “Festival da Eurovisão” e, por unanimidade, escolheram a canção de Salvador Sobral e Luísa Sobral.
Faltava encaixar tudo isto em dez ou doze frases que fizessem o Eco-código da nossa escola! Surgiram várias ideias, mas prevaleceu a de aproveitar a estrutura da letra da canção “Amar pelos dois” e transformá-la no código “Codificar pelos dois”.
A partir daqui os alunos, tentando utilizar o máximo de palavras e frases do poema, construíram dez frases que constituem o nosso Eco-código 2017.
Após a elaboração das frases, alguns alunos do 5.º ano, passaram à concretização do póster. Para tal, analisaram os cartazes dos anos anteriores e com base nas frases, foram dando sugestões.
A ideia principal era a de reutilizar materiais na concretização do póster.
Uma vez que nada se desperdiça, as canetas de feltro usadas nas aulas Educação Visual, e que já não têm tinta, foram aproveitadas para uma técnica de pintura. Colocaram-se canetas de feltro de vários tons da mesma cor num frasco com água e passados poucos minutos a água já ganhava cor.
Esta tinta, que faz lembrar aguarela, foi aplicada sobre vários pedaços de papel de acordo com os elementos que compõem o póster: a água do mar, o sol, as montanhas, as árvores e a bicicleta, todos eles elementos enunciados no poema “Reciclar pelo dois”.
Depois de secos, recortaram-se os elementos referidos fazendo-se, com marcador preto, padrões aleatórios de forma a realçá-los.
Por fim, foram colocadas as frases com uma forma ondulada dando a noção de movimento, pois como as próprias frases indicam, não devemos ficar com os braços cruzados a ver a destruição da Terra, mas sim pelo caminho ir reciclando, preservando, plantando!…
Os alunos, Ana Costa, Diana Miranda, Érica Ferreira, Inês Moreira, João Carneiro, José Madureira, Lara Maia, Liliana Pereira, Luís Ramos, Ricardo Gomes e Cristiano Dantas da turma C1 do 5º ano de escolaridade juntamente com o professor António Monteiro, gravaram o Eco-código e fez-se a montagem num filme que se encontra disponível no canal Castro TV no Youtube.
Aceda ao site e conheço-o! Vídeo
Muitos parabéns a TODOS os intervenientes.
Categoria: Alunos , Atividades , Eco-Escolas , Em destaque , Slide página inicial