Pojeto em parceria com o CRE.Porto: “A Natureza é a melhor sala de aula”

Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro

Aula 1 – Filotipia

Na aula de físico química, a turma A do 8º ano foi dividida em quatro grupos de trabalho, o grupo “Castanho”, o “Verde (claro)”, o “Verde (escuro) e o “Vermelho/Laranja”. Após a exploração do exterior da escola cada grupo recolheu a matéria prima necessária para proceder às várias etapas da atividade experimental: trituração, separação por solvente, filtração, cromatografia e filotipia. Sempre no exterior foi improvisado um laboratório de “campanha” com o material existente no laboratório da escola uma vez que não foi possível dispor de todo o material sugerido no guião. A pesquisa das substâncias químicas responsáveis por diferentes pigmentações, pelas limitações de acesso à internet e pela falta de equipamentos móveis da escola, foi realizada já no interior num momento posterior.

As formas escolhidas para impressão nas folhas (ver fotos) está relacionada com o facto de a previsão da realização desta aula ser no dia 14 de fevereiro, mas dadas as condições climatéricas verificadas nesse dia foi adiada para o dia 21.

Os dias que se seguiram não foram os mais “soalheiros” e mesmo agora, passados cerca de 30 dias, as imagens obtidas nas folhas são muito ténues.

Ainda assim a ideia que ficou, evidenciada pelo empenho e comentários, é que os alunos gostaram muito desta aula e ficaram entusiasmados com a ideia do tema proposto para a segunda aula (“Pelos Ares”), talvez por discernirem que, também, estas aulas os ajuda a “VOAR”…..

Fotos 1

Fotos 2


Categoria: Atividades , Eco-Escolas , Notícias , Slide página inicial , turmas

Etiquetas:, , ,