No passado dia 23 de novembro, na Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro, assinalou-se o “ Dia da Floresta Autóctone” com várias iniciativas que alertaram para a preservação da floresta, tendo-se dado destaque às árvores originárias do nosso país, tais como: a oliveira, o loureiro, o pinheiro manso, o azevinho, o sobreiro, o carvalho, o medronheiro, entre outras. Os alunos do 5º ano apresentaram à comunidade, na biblioteca escolar, o trabalho desenvolvido nas disciplinas de Português, Leitura Recreativa, Ciências Naturais, Educação Tecnológica e Expressão Plástica e Musical, em articulação com o Programa Eco-Escolas.
Os trabalhos foram diversificados: apresentação de um powerpoint elaborado por dois alunos do 5ºD, declamação de poemas alusivos ao tema por alunos de todas as turmas, bem como a encenação “ A árvore na 1ª pessoa”, em que vários alunos se colocaram no papel das diferentes árvores autóctones, estando caracterizados com coroas realizadas a partir dos ramos dessas árvores. Todos os alunos das turmas do 5º ano fizeram uma frase alusiva à preservação da floresta que depositaram nos braços de uma árvore que fez parte da decoração do ambiente. Os professores de leitura recreativa e a coordenadora da biblioteca declamaram o poema intitulado “ Poema das árvores” de António Gedeão.
No âmbito da celebração deste dia foi ainda realizada uma exposição de fotografias de cogumelos presentes no jardim da nossa escola.
Estas atividades tiveram como objetivo alertar para a proteção da natureza e promover um comportamento mais responsável de todos em prol de um meio ambiente mais saudável.
Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Eco-Escolas , Em destaque , Geral , Notícias , Slide página inicial
Etiquetas: 2022-2023, coronado e castro, dia da floresta autóctone