Chegou a primavera acompanhada por um belo dia de sol, temperatura amena e uma luminosidade que nos fez sorrir, alegrar, correr e brincar. Na nossa escola, durante esta semana comemoramos várias efemérides alusivas ao Ambiente.
No dia vinte de março fizemos um jardim de ervas aromáticas, com a ajuda das técnicas do setor do ambiente da Câmara. Previamente recolhemos garrafões e garrafas, que depois foram pintados e colocados em paletes, pelos elementos da Associação de pais. Cada turma plantou um canteiro do nosso jardim vertical para afixar no muro da entrada do recinto escolar e assim embelezar este espaço. Ficou um trabalho espetacular, colorido e amigo do Ambiente.
No dia seguinte, dia da Árvore e da Floresta, pesquisamos sobre as árvores da escola, a sua utilidade e importância. Lemos um texto sobre o pinheiro bravo e descobrimos que o seu nome cientifico é “ Pinus pinaster”e ficamos a saber que é uma das principais espécies florestais do nosso país. Relembramos os cuidados a ter para evitar os incêndios na floresta e cantamos canções alusivas à arvore e à floresta.
Para terminar esta semana dedicada à natureza, na sexta feira, dia vinte e dois, fomos até ao parque das Azenhas para observar o rio, a flora e a fauna aí existente. Ficamos a conhecer as características das árvores e os seus nomes. Também tivemos a oportunidade de ver garças, corvos marinhos e patos. No final da atividade cada um de nós formulou um desejo para colocar na Árvore dos Desejos. Depois na escola, num trabalho de pares, estudamos os rios, a sua importância e utilidade. Também lemos o poema “A água” que falava sobre as regras que um Eco estudante deve cumprir para proteger e poupar a água. Foi uma bela forma de comemorar o dia Mundial da água.
Os alunos da turma G4
Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Eco-Escolas , Em destaque , Notícias , Slide página inicial