Projeto “A Natureza é a Melhor Sala de Aula” na Escola Básica do Castro com as turmas 9º A1 e 9º C1

Pelo terceiro ano consecutivo os alunos que pertencem às turmas 9º A1 e 9º C1 participaram no projeto “A Natureza é a Melhor Sala de Aula”. Foram implementadas 4 atividades em cada uma destas turmas tendo-se concluído que os alunos aderiram com entusiasmo a todas e adquiriram algumas aprendizagens essenciais da disciplina de Ciências Naturais do 9º ano, acresce a tudo isto a promoção de competências transversais.   

Descubra cada uma delas com a descrição e as respetivas imagens /vídeos elaborados.

Corpo Humano – Cavidades

Os alunos das turmas C1 e A1 do 9º ano de escolaridade foram desafiados a recolher materiais da natureza para representarem um sistema de órgãos do corpo humano, à sua escolha. No dia 30 de novembro de 2022 na turma C1 formaram-se 2 grupos de alunos distintos que representaram o sistema respiratório e parte do sistema reprodutor. Apesar das condições atmosféricas não terem sido as ideias, a boa disposição dos alunos fez com que esta atividade fosse o mote para a discussão da disposição dos órgãos e do tamanho relativo dos mesmos.

Um aspeto curioso foi verificar que ambos os grupos representaram silhuetas de corpos masculinos.

Na turma A1, esta atividade foi aplicada no dia 4 de janeiro de 2023, da parte da tarde. Formaram-se 4 grupos com um número aleatório de alunos. Constatou-se que apesar da maioria dos alunos partilhar a mesma turma pelos menos há 5 anos, há várias dinâmicas de grupo, um forte companheirismo e a procura pela construção de um conhecimento científico correto. Ou seja, os alunos analisaram autonomamente o trabalho produzido por cada um dos grupos e expuseram as suas opiniões.

Nesta turma foram representadas maioritariamente silhuetas de corpos femininos bem como o sistema reprodutor feminino, pelo menos num dos grupos.

Vídeo

Como socorrer uma vítima com obstrução da Via Aérea

No dia 19-4-2026, os alunos da turma 9º A1, após terem explorado em sala de aula os passos a aplicar se uma vítima tiver uma obstrução da via aérea, realizaram em seguida a parte prática, em pares, no exterior da sala de aula. Cada um desses passos foi supervisionado e incentivou-se cada aluno a praticá-los de forma correta. Os alunos que se encontravam no recinto escolar também assistiram as estas manobras. Houveram momentos de alguma brincadeira entre pares nomeadamente aquando da aplicação das cinco pancadas interescapulares vigorosas, alternadas com cinco compressões acima do umbigo.

Uma aula ao ar livre – Suporte Básico de Vida – Execução da Posição Lateral de Segurança

Esta temática é sem dúvida uma das mais esperadas pelos alunos, pois exige uma componente prática e uma ânsia de perceber os procedimentos corretos a ter perante uma vítima. Após os alunos terem visualizado e explorado um pequeno vídeo exemplificativo disponibilizado pelo INEM, no Youtube optou-se pela saída para o exterior para exemplificar a pares a manobra PLS – Posição Lateral de Segurança. Neste caso um dos alunos fazia o papel de vítima e o outro aluno de socorrista.

Esta atividade foi aplicada no dia 21 de março na turma A1 do 9º ano e no dia 27-3-2023 na turma C1, na Escola Básica do Castro. As fotos recolhidas foram captadas por um dos alunos, todavia, no filme produzido apenas aparecem as dos alunos da turma A1. Esta atividade decorreu muito bem e foi alvo de curiosidade por parte de alunos de outras turmas de perceber o que se passava no recreio!

Vídeo

Aplicação do Suporte Básico de Vida

No dia 26-4-2023 a turma 9º C1 foi convidada a executar o suporte básico de vida no exterior da sala de aula.

A partir das explicações dadas pelo professor e com o auxílio do modelo anatómico cada aluno assegurou-se que estavam reunidas as condições de segurança, anulando quaisquer riscos que condicionavam a segurança de todos. Depois aproximou-se da vítima, ajoelhou-se e tentou perceber se estava consciente chamando por ela tocando suavemente nos ombros questionando-a se o estava a ouvir de seguida viu se a vítima respirava, permeabilizando a via aérea e de seguida aproximou a sua cara da cara da vítima e olhando para o tórax tentou perceber, durante 10 segundos, se o tórax se expandia e ouvia e sentia ar na sua face. Como a vítima estava inconsciente e não respirava simulava a ligação para o 112 dando todas as indicações sobre o estado da vítima e da sua localização. De seguida iniciou 30 compressões torácicas seguidas de 2 insuflações (simuladas, uma vez que, não havia mascara descartável para cada um dos alunos). Durante 45 minutos os alunos foram avaliando os passos executados pelos seus pares e em caso de erro apontavam a forma correta de execução. Os alunos adoraram esta atividade.

Natureza é a melhor sala de aula – Manutenção dos canteiros da Horta-Bio

A turma 9º C1 no dia 29-5-2023 esteve envolvida na manutenção da Horta-Bio bem como dos canteiros contíguos à mesma. A razão desta saída era a retirada de ervas daninhas, mas foi para além disso, a descoberta de um trevo com 4 folhas pelo Afonso causou um alvoroço e uma procura incessante, do mesmo exemplar com a mesma quantidade de folhas. por parte dos restantes alunos.

A Iara foi a fotografa de serviço que foi questionando o professor sobre o nome das ervas aromáticas e das flores que nesta altura do ano pintam o recinto escolar. As plantas companheiras também foram o tema de conversa, uma vez que, o espinafre e a alface estavam presentes no mesmo canteiro.

A flora nativa e os pequenos bichos também foram observados com cuidado. Os resíduos verdes foram colocados nos compostores e num tempo de 45 minutos os canteiros ficaram com um aspeto mais asseado. Os alunos já estavam prestes a finalizar as aulas e este foi um momento para dar o seu contributo nos trabalhos da Horta-Bio. Esta turma fez parte ao longo dos 3 anos das atividades desenvolvidas na Horta-Bio!

Vídeo

Uma aula ao ar livre – divulgação de livros sobre sexualidade

No dia 31-5-2023 foi destinado a uma sessão de divulgação de livros relacionados com a sexualidade juvenil com a turma A1 do 9ºano. Optou-se dispor os alunos num círculo e ler de trechos de livros seguidos de análise. 

A Núria leu a estória “A Lena tem um vizinho esquisito” do livro “Abusos Sexuais NÃO” da Editora Terramar. O Nuno leu “Na tua casa ou na minha” – da Areal Editores e a Diana reservou-o no final da aula para o ler em casa. Outros livros formam disponibilizados e foram explorados pelos alunos em pares ou individualmente.

Com este tipo de atividade procurou-se promover o gosto pela leitura, criar momentos de partilha de livros adequados à faixa etária dos alunos e sensibilizar os jovens para uma sexualidade saudável e responsável.

Os alunos na sua maioria estiveram interessados e participativos.


Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Eco-Escolas , Em destaque , Notícias , Slide página inicial , turmas

Etiquetas: , , , , , , , ,