Galeria de fotos

Vivemos rodeados de “sons”.

Os “sons” podem ser agradáveis e sem risco, mas se a sua intensidade e/ou o tempo de exposição forem de longa duração podem ser dolorosos e acarretar riscos para a saúde como a perda de audição, surdez ou perturbações no sono.

Não sendo possível eliminar a poluição sonora o uso de equipamentos de proteção individual (protetores auriculares) ou coletiva (barreiras acústicas em auto estradas) e em casa (janelas de vidro duplo, materiais isoladores nas paredes) ajudam no isolamento acústico, diminuindo ou mesmo neutralizando os efeitos resultantes da poluição sonora.

Utilizando um sonómetro é possível verificar o nível de intensidade sonora e detetar as situações em que este é muito elevado.

Recorrendo ao uso das novas tecnologias foi proposto às alunas e alunos da turma B do 8.º ano da EBSCC a instalação da aplicação de um sonómetro no telemóvel.

Dos sons registados, a que nos encontramos expostos no dia-a-dia, o mais fraco (menor intensidade) foi 14.9 dB, no quarto de um aluno e o mais forte (maior intensidade) foi 115 dB em que uma aluna “amassou” uma garrafa de plástico junto do sonómetro.

Um valor baixo em decibéis não significa que o quarto esteja bem isolado acusticamente. A presença de fontes de poluição sonora próximas do local de descanso podem ser registadas em quartos que estejam fechados!

Na escola, ao contrário de anos anteriores em que se registaram valores superiores aos 110 dB durante os períodos de intervalo, este ano o valor mais elevado registado foi de 75 dB.

Visualize na galeria de fotos os exemplos já referidos bem como registos realizados em ruas movimentadas, viaduto da autoestrada, cozinha com exaustor ligado, restaurante, pátios da escola ou de casa, entre outros.

Ficou curioso? Instale a aplicação no telemóvel (app store/play store) e verifique o nível de intensidade das fontes sonoras a que está sujeito no seu dia-a-dia.

Ajude no combate à POLUIÇÃO SONORA.


Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Eco-Escolas , Em destaque , Geral , Notícias , Slide página inicial

Etiquetas: , , , ,