Na Escola Básica do Castro, entre os dias 21 e 25 de março de 2022, decorreu a Semana da Árvore e da Água. As atividades promovidas procuraram envolver os alunos no conhecimento das árvores autóctones portuguesas, erradicação das espécies invasoras, nomeadamente das Pampas no recinto escolar, preservação do coberto vegetal e sua importância, prevenção dos incêndios florestais (conteúdo abordado no oitavo ano na disciplina de Ciências Naturais). De todas estas atividades os alunos, da turma D1 do oitavo ano, vão continuar, a difícil tarefa de corte e retirada das Pampas que estão presentes em alguns canteiros da escola. Neste ano letivo, este foi um dos compromissos assumidos por esta turma.
Relativamente à temática da Água cada turma do 8º ano de escolaridade esteve diretamente envolvida em pelo menos numa destas atividades: experiências relacionadas com a água; exploração de documentários sobre água; elaboração de uma playlist com músicas que incluam a palavra água – que foi tocada na biblioteca escolar na tarde do dia 22 de março; seleção de cartoons sobre a importância da poupança e preservação da água; a elaboração de um poster com palavras relacionadas com Água. Encontra-se exposto na vitrine do átrio este poster, bem como, a seleção de cartoons.
No 9º ano de escolaridade, na disciplina de Ciências Naturais, explorou-se a importância do consumo de água como medida de prevenção de várias doenças e o seu importante papel na homeostasia do organismo humano.
Nesta semana também esteve patente a exposição com o título “Impressões Sustentáveis” da qual fazem parte os trabalhos dos alunos do 2º ciclo, sobre habitats sustentáveis, quer terrestres quer aquáticos.
Uma palavra de agradecimento a todos os envolvidos nestas atividades pelo vosso empenho e dedicação, esperando que coloque sempre em prática a exploração sustentável das árvores e da água!
Impressões Sustentáveis
No âmbito da comemoração da chegada da Primavera, época do ano em que a Natureza se torna mais bela do que nunca, é tempo de despertar consciências para a necessidade de adotar práticas sustentáveis, para garantir que a biodiversidade de hoje tenha vida nas próximas gerações.
Os alunos do 2º ciclo da Escola Básica do Castro, nas aulas de Educação Visual, desenvolveram o Projeto “Impressões Sustentáveis”.
Ao visitarmos no átrio da escola uma instalação com os seus trabalhos, ficamos a conhecer melhor a biodiversidade animal existente em Portugal, podemos observar: aves, peixes, mamíferos, repteis e até insetos.
Todos estes animais foram elaborados com texturas visuais/gráficas, criteriosamente selecionadas em revistas, um material reutilizável, reciclável e sustentável. Foram muitas horas de trabalho minucioso onde a criatividade esteve sempre presente.
Confira as fotos captadas ao longo dessa semana.
Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Eco-Escolas , Em destaque , Notícias , Slide página inicial , turmas
Etiquetas: 2022, eb do castro, educação artística e tecnológica, semana da água e da árvore