Uma semana de muita ação e um alerta à preservação ambiental

  No âmbito da comemoração do Dia da Floresta Autóctone – 23 de novembro, os alunos do 2º ciclo e do 8º ano da Escola Básica e Secundária do Coronado e Castro viveram experiências inesquecíveis ao nível do saber fazer, saber ser e saber estar, de 22 a 26 de novembro.

    As atividades foram dinamizadas pelos professores Julieta Silva e Luís Coelho em ET, EV, EPM e no projeto Eco-Escolas, e tiveram, também, o contributo de outras disciplinas que trabalharam em articulação, nomeadamente, Português, Ciências e Leitura Recreativa.

    Das atividades constaram a realização de trabalhos artísticos com elementos naturais da Floresta, declamação de textos alusivos ao tema, uma palestra intitulada “Floresta, muito mais do que árvores”, distribuição de infusão de bolota, fabrico de pão de bolota e sementeira de bolotas de carvalho português. Durante toda a semana decorreu o Atelier Artístico dinamizado pelo 5ºC e, esta semana tão especial encerrou com a encenação de um excerto da obra “ A Floresta”, de Sophia de Mello Breyner Andersen, preparada por alunos do Clube de Teatro em articulação com a disciplina de Leitura Recreativa. Momentos inesquecíveis foram também vividos no dia 23, com a vinda de uma equipa dos Bombeiros Voluntários da Trofa que desenvolveram ações no âmbito da prevenção e combate aos fogos.      

Este foi, também, um projeto que permitiu a articulação de saberes, muito gratificante e enriquecedor para todos os que nele participaram.

Dia 22 de novembro de 2021 – Atelier Artístico

Dia 23 de novembro de 2021 – Bombeiros Voluntários da Trofa

Dia 24 de novembro de 2021 – Fabrico do Pão de Bolota

Dia 24 de novembro de 2021 – Palestra sobre a Confraria da Bolota

Dia 25 de novembro de 2021 – Sementeira de Bolotas

Dia 26 de novembro de 2021 – Encerramento – A Floresta


Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Eco-Escolas , Em destaque , Notícias , Slide página inicial , turmas

Etiquetas: , , , , ,